edição 2017 - CS Design - Maratona BTT Ourém - XIII Rota dos Pinheiros

 

   

Troféu BTT Ribatejo Norte

Decorreu no passado mês de Julho a 13ª edição da Maratona BTT Ourém, prova marcada pelo ambiente de festa, normal daquela que é a mais antiga prova da Região.

O dia acordou bonito (ou não fosse Verão) e desde logo "morno", e foi sem atrasos que pelas 09h15 arrancou o evento, durante os primeiros metros atrás do Pace Car, para logo rumar, por terra e numa longa subida, até à zona de Serra que serviria de prato principal para os 35 ou 60 km propostos no menu.

A promessa de um dos percursos mais "softs" e "variados" da história da prova cedo se entendeu que iria ser cumprida, e foi assim, que trilhos após trilho (que nunca faltam), foi possível encontrar não só a já habitual pedra como também areia, gravilha, empredrado, tuvenan, brita, entre outras.

Pelo meio, espaço ainda para algumas paragens nos abastecimentos (distribuidos a uma média de 9 em 9 km, evitando situações de desidratação), onde não faltaram todas as iguarias habituais desta prova , que deliciaram todos e foram abrindo da melhor maneira o apetite para os mais de 800 pasteis de nata consumidos no final da prova (oferta da Pastelaria Camões) - e claro: para os menos apressados, ainda houve tempo para "novo duche" a meio do percurso.

Para as contas da Meia-Maratona (35km), fica o registo da vitória do atleta Sérgio Gaspar (BikeBox), seguido por Nelson Manique (H.C.Turquel) e Fábio Silva (Roda Livre Cartaxo Team).

Já no que diz respeito à maratona (prova rainha - 60km), vitória do atleta dos Marrazes/Breijinho/Joficina Diogo Brás, sendo ladeado no podium por Paulo Filipe Santos (Róodinhas Santos Silva) e pelo seu colega de equipa Diogo Almeida.

Por fim, tempo para um duche e para um belo almoço de encerramento, antes de uma tarde passada na piscina (incluído na inscrição), aproveitando o melhor que o Verão tem para oferecer.

No final, ficou renovada a promessa de sempre: mais, melhor e diferente em 2018!

 

Classificações Edição 2017 (Maratona BTT Ourém)

Classificação Meia-Maratona  

Classificação Maratona  

 

Fotos - Edição 2017

Disponíveis na Página do FaceBook do BTT Clube dos Pinheiros

 

Vídeos - Edição 2017

Disponíveis na Página do Youtube do BTT Clube dos Pinheiros

 

 

 

 

edição 2016 - CS Design - Maratona BTT Ourém - XII Rota dos Pinheiros

 

Troféu BTT Ribatejo Norte

Decorreu no passado dia 17 de Julho mais uma edição da Maratona BTT Ourém, prova marcada pelo muito calor (mais de 40º) que atingiu no dia a zona Centro do País, complicando a vida de todos os atletas que se deslocaram ao Concelho para aquela que é a mais antiga prova da Região.

Após um dia de Sábado marcado pelo convívio nas Piscinas e a festa entre os atletas que ocuparam a Camping Area reservada a todos os que optaram por se deslocar de véspera, o dia acordou desde logo bem quente, e foi sem atrasos que pelas 09h15 arrancou o evento, durante os primeiros metros atrás do Pace Car, para logo rumar, por terra e numa longa subida, até à zona de Serra que serviria de prato principal para os 40 ou 60 km propostos no menu.

E cedo se entendeu, com a ajuda do calor, que a promessa de um dos mais duros (mas mais bonitos) percursos de sempre iria ser cumprida, e foi assim, que trilhos após trilho, numa sucessão alucinante em sobe e desce onde foi possível encontrar não só a já habitual pedra como também areia, gravilha, empredrado, tuvenan, brita, entre outras.

Pelo meio, espaço ainda para algumas paragens nos abastecimentos (distribuidos a uma média de 9 em 9 km, evitando situações de desidratação), onde não faltaram as famosas pizzas (variadas e quentinhas - oferta Va benne Ourém), pães com chouriço, salgadinhos de salsicha e merendeiras mistas, que deliciaram todos e foram abrindo da melhor maneira o apetite para os mais de 800 pasteis de nata consumidos no final da prova (oferta da Pastelaria Camões).

Pelo meio, e para os menos apressados, espaço ainda para um duche a meio do percurso, situado imediatamente após o reforço alimentar do km 20 / 40 (consoante distância a percorrer pelo atleta)

Para as contas da Meia-Maratona (40km), fica o registo de nova vitória (após edição de 2015) do atleta Pedro Pinheiro (Róodinhas Santos Silva), seguido por Dário Pereira (RibaBike/Rprojecto) e Fábio Silva (Roda Livre Cartaxo Team).

Já no que diz respeito à maratona (prova rainha - 60km), repetiu-se igualmente o nome do Vencedor, com o primeiro lugar a ficar para o atleta dos Marrazes/Breijinho/Joficina Luis Martins, sendo ladeado no podium por João Gama(Róodinhas Santos Silva) e pelo seu colega de equipa João Gomes.

Por fim, tempo para um duche e para um belo almoço de encerramento, este ano servido no Restaurante Camões, garantindo máxima qualidade do menu proposto.

No final, ficou renovada a promessa de sempre: mais e melhor em 2017!

 

Classificação - Edição 2016 (Maratona BTT Ourém)

Classificação 60 km (Maratona BTT) (*Pontuável para o Troféu BTT de Ribatejo Norte - Maratonas)

Classificação Geral

Classificação 40 km (Meia-Maratona BTT) (*Pontuável para o Troféu BTT de Ribatejo Norte - Sprint)

Classificação Geral

 

Fotos - Edição 2016

Disponíveis na Página do FaceBook do BTT Clube dos Pinheiros

 

Vídeos - Edição 2016

Disponíveis na Página do Youtube do BTT Clube dos Pinheiros

 

 

 

 

 

edição 2015 - CS Design - Maratona BTT Ourém - XI Rota dos Pinheiros

 

  

Troféu BTT Ourém / Ranking BTT Ourém

Decorreu no passado dia 19 de Julho mais uma edição da Maratona BTT Ourém, prova marcada pela apresentação de um novo formato de 2 dias de evento, onde o sábado ficava reservado ao que de melhor o verão tem para dar: Piscinas (acesso incluído na inscrição do evento) e campismo (junto à ribeira, no sempre verde parque linear de Ourém).

O dia acordou bem nublado (algo raro no mês de Julho em Ourém mas recebido de bom grado por todos), e foi sem atrasos que pelas 09h15 arrancou o evento, durante os primeiros metros atrás do Pace Car da KIA, para logo rumar, por terra e numa longa subida, até à zona de Serra que serviria de prato principal para os 40 ou 60 km propostos no menu.

E a promessa feita pela organização cedo se entendeu justificada: trilhos e mais trilhos, numa sucessão alucinante em sobe e desce onde foi possível encontrar não só a já habitual pedra como também areia, gravilha, empredrado, tuvenan, brita, entre outras, e passar em trilhos tão consagrados como o Trilho da Foz (nova "sequência" do Trilho da Cabra) e o do SuperFresco, Calhaus Altos, entre muitos outros já famosos de edições anteriores.

Pelo meio, espaço ainda para algumas paragens nos abastecimentos, onde não faltaram as famosas pizzas (variadas e quentinhas - oferta Va benne Ourém), pães com chouriço, salgadinhos de salsicha e merendeiras mistas, que deliciaram todos e foram abrindo da melhor maneira o apetite para os mais de 1000 pasteis de nata consumidos no final da prova (oferta da Pastelaria Camões).

O sol, esse, apareceu apenas já perto das 11h30 e não demasiado forte, a tempo de trazer o extra de colorido ao final do evento e o contexto ideal para mais uns mergulhos da parte da tarde nas piscinas municipais.

Para as contas da Meia-Maratona (40km), fica o registo da vitória do atleta Pedro Pinheiro (Roodinhas Santos Silva e 1º entre os Sub-23/Elites), seguido por Jorge Batista ((Roodinhas Santos Silva e 1º entre os Veteranos A) e por Dário Pereira (RibaBike/Rprojecto e 1º entre os Veteranos A), consagrando-se ainda Fernando Raposo entre os Veteranos C e Raquel Magoito (Casais Lagartos Bike Team) entre as Senhoras.

Já no que diz respeito à maratona (prova rainha - 60km), a vitória sorriu ao atleta do GCBarquinhense/Podio/APortSports Luis Martins (1º em Veteranos A), que vingou assim da melhor maneira o 2º lugar conquistado na edição de 2014 da Maratona de Ourém e de Fátima), sendo ladeado no podium por João Cruz (Marrazes/Breijinho/Joficina - vencedor em Sub-23/Elites) e Diogo Pereira (Atlantic Service/Portela Bike). Entre os Veteranos B e C, a vitória ficou para os atletas "a correr em casa", com António José Marques (Marrazes/Breijinho/Joficina) e Vitor Soares Monteiro (Fátima BTT) a subir aos lugares mais altos dos podiums. Já entre as atletas Femininas, foi Nadia Mendes (Marrazes/Breijinho/Joficina) quem impôs a sua categoria, vencendo confortávelmente entre as atletas femininas.

Por fim, e após homenageado o atleta David Rosa (Oureense que se tem assumido como a maior referência da modalidade em Portugal), foi tempo de consagrar os atletas mais Jovens (40km), onde Daniel Vieira (Talacha Bike Shop/H.C.Turquel) levou a melhor sobre uma concorrência recheada de grandes valores.

No final, foi a equipa (ainda muito incompleta dado o número de elementos ainda no terreno) organizadora aquela a subir ao podium, numa homenagem da direcção de evento a todos quantos colaboraram na organização do evento, tendo o mesmo terminado com um forte aplauso dos mesmos para com todos os participantes que elevaram o nome da Cidade e evento a um novo patamar histórico, ficando renovada a promessa: mais e melhor em 2016!

 

Classificações - Edição 2015

Classificação Meia-Maratona  

Classificação Maratona  

Classificação Maratona Jovem  

Classificação por Escalões  

 

Fotos - Edição 2015

Disponíveis na Página do FaceBook do BTT Clube dos Pinheiros

 

Vídeos - Edição 2015

Em construção...

 

Rescaldo do evento - Edição 2015

Disponíveis no FórumBTT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

edição 2014 - CS Design - Maratona BTT Ourém - X Rota dos Pinheiros

 

  

Troféu BTT Ourém / Ranking BTT Ourém

O BTT Clube dos Pinheiros celebrou no passado dia 23 de Fevereiro a 10ª Edição da Rota dos Pinheiros, CS Design – Maratona BTT Ourém.

Anunciada como a Gala do BTT em Ourém, a prova arrancou pouco depois das nove horas e quinze minutos para, ao longo de uma manhã, mostrar a um grupo de cerca de meio milhar de participantes (de proveniências diversas desde o Algarve até Guimarães) alguns dos melhores trilhos e paisagens do Concelho. Pelo meio, espaço para os já famosos pontos de abastecimento do Clube, onde Pizzas acabadas de sair do forno se juntaram à habitual fruta, pães com chouriço, madalenas, pasteis de feijão, chocolantes, entre muitas outras pequenas iguarias.

Já no final, e antes do sempre muito apreciado almoço na cantina do Centro de Negócios de Ourém, espaço ainda para os habituais pasteis de nata colocados junto à meta, ou algo mais sério junto à roulotte instalada na zona de meta.

No entanto, e se para muitos a manhã foi de passeio e convívio num evento com provas dadas e que contou com um dia de sol, bem distinto das semanas que o antecederam, para outros a prova teve um carácter mais competitivo, na luta pelos primeiros pontos em disputa do Troféu BTT Ourém de 2014.

Na distância de Passeio (sem espaço para entrega de prémios), o vencedor foi o Atleta do MTB Mirense João Vieira Pinto, seguido por João Pedro Rodrigues (Fojo-Zybex) e João Patricio (Migueis Team). Já na Meia-Maratona, pontuável para o Troféu Sprint, foram os irmãos Azoia (Gil e Cláudio) que dominaram as operações e fizeram 1º e 2º, tendo o atleta Diogo Gaspar (MTB Mirense) fechado o podium, ficando neste lote de 3 atletas as vitórias nas classes de Veteranos B, A, e Sub23/Elites respectivamente. Um pouco mais atrás na classificação geral, Rui Caetano garantiu, na mesma distância, a vitória em Veteranos C, enquanto Lyubov Korzhynska venceu nas Senhoras, concluindo a prova num impressionante 23º posto.

Já na Maratona, distância rainha e pontuável para o Troféu com o mesmo nome, foi Nuno Inácio (HaiBike) o grande vencedor, com quatro minutos de vantagem para uma armada de atletas da equipa Marrazes/Breijinho/Joficina que ocuparam os lugares seguintes, com Luis Martins (Vice-Campeão de 2013 com as cores do G.C.Barquinhense) e Martinho Saragoça a encerrar o podium que se repetiu para a classe de Veteranos A. Marco Mestre, por sua vez, venceu na Classe Sub23/Elites, enquanto João Lourenço e Raul Oliveira (o segundo também atleta dos Marrazes/Breijinho/Joficina) arrecadaram os primeiros lugares das classes de Veteranos B e C. Entre as Senhoras, foi Estela Silva (Róódinhas/Santos Silva) que venceu, concluindo a prova na 85ª posição.

No final, promessa de mais e melhor em 2015, para nova edição daquele que é um dos mais antigos eventos BTT, o mais antigo entre os competitivos realizados no Concelho, ainda que há partida num formato algo distinto, resultado do projeto de reorganização da estratégia do BTT Clube dos Pinheiros, que abriu com uma prova de sucesso em toda a linha o seu ano de celebração dos dez anos no activo.

 

 

 

 

edição 2013 - Maratona BTT Ourém - IX Rota dos Pinheiros

 

 

Troféu BTT Ourém / Taça Regional XCM Santarém / Ranking BTT Ourém

Lama, lama, mais lama e um pouco mais de lama acabaram por marcar a edição de 2013 da Maratona BTT de Ourém, que abriu o Troféu BTT Ourém 2013 e serviu ainda de segunda etapa para a TAÇA REGIONAL XCM Santarém, organizada pelo Trilho Perdido.

Os raios de sol que acompanharam os primeiros 30 minutos de prova cedo terminaram e a chuva (quando não foi mesmo granizo) acabou por dificultar toda a prova tanto para atletas como para máquinas (forçando muitos abandonos entre os mais de 300 atletas que partiram).

No final, o fisicamente exigente e perigoso (dada a chuva que se fez sentir toda a manhã) percurso percorrido, deve bastar para elevar os nomes do vencedores do dia a um estatuto especial por Terras do Conde de Ourém, bem como de todos aqueles que superaram todas as dificuldades e completaram os 35 ou 60km propostos pela organização.

A todos um grande bem Haja e encontro marcado para Alburitel em Maio e Fátima em Julho....

 

Fotos - 2013

clique aqui para ver as fotos do evento - álbum 1 (267 fotos)

clique aqui para ver as fotos do evento - álbum 2 (288 fotos)

clique aqui para ver as fotos do evento - álbum 3 (164 fotos)

clique aqui para ver as fotos do evento - álbum 4 (124 fotos)

Aproveite, faça um like na nossa página do Facebook, e acompanhe as nossas novidades...

 

 

edição 2012 - Raide BTT Ourém - Terras de Oureana

 

Troféu BTT Ourém

Pedras, muita animação, erros informáticos, cocktails licor Beirão, Longos sectores rolantes, longas subidas e mais pedras… não faltaram naquele que foi o ultimo Raid do Troféu BTT de Ourém de 2012, uma organização do BTT Clube dos Pinheiros e Município de Ourém, com o apoio do grupo BTT Cremalheiras Rolantes e da empresa Municipal OurémViva.

Após um mês de Agosto onde o treino acaba sempre por ficar para segundo plano, a prova acabou por se revelar mais dura que o previsto para maioria dos atletas, resultado de algumas subidas bem seletivas e da muita pedra existente dos trilhos, o que forçou diversos atletas a desistir devido a problemas mecânicos.

Pelo meio, a inscrição de vários atletas de relevo nacional parecia facilitar a vida a todos os que procuravam nesta prova defender a sua posição no campeonato, já que lhes bastaria controlar os adversários e ver a classificação da prova ser retirada no final ao abrigo do regulamento onde os 2 melhores resultados apenas contavam para a classificação final.

E assim foi, David Ramalhete (líder do Campeonato e da classe Elites), andou sempre à frente da concorrência directa no Troféu, servindo-lhe o 4º lugar final para se sagrar campeão numa prova vencida pelo atleta Ivo Santos (Prototype Factory Team), e que viu o atleta local Diogo Almeida (Yellowteam), vencedor da edição de 2011, ser uma das maiores surpresas ao terminar num muito merecido terceiro posto.

Ainda no Troféu, Tiago Pato (DropZone/TrybalGym) acabou por confirmar a vitória sobre o rival e vencedor da classe Veteranos B António José Marques (Aciesmar Bike Team) na luta pelo terceiro lugar enquanto o sempre sorridente Nuno Catarino (Ponto de Equilíbrio) controlou à distância o seu segundo posto no Troféu (onde já tinha vencido a sua classe na última prova).

Pelo meio, Marcelo Conde (Aktive BTTeam) venceu com uma boa margem a prova e Troféu final na classe de Sub-20, enquanto o Atleta António Duarte (FZZ Bike) levou de vencida a interessante batalha que o opunha ao atleta Fernando Santos (Alviela Bike Team) na luta pela Classe Veteranos C, ainda que na prova tenha o segundo levado a melhor.

Entre as atletas femininas reinava a dúvida se seriam as duas atletas da equipa Saertex/Bicicletas Lavarinhas – Mónica Magro e Marisa Carvalho capazes de em apenas uma prova destronar as até então lideres do Troféu Judith Ribeiro e Joana Graçio, bastando para isso uma boa posição à geral no final. No entanto, Judith Ribeiro (DropZone Leiria) acabou por levar de vencida a classe contra uma Joana Graçio mais apagada (resultado do trauma da ultima prova do Troféu como nos contou nos final), sendo o podium do Troféu encerrado pela atleta Mónica Magro que venceu a prova de Ourém sem grandes dificuldades, sendo secundada no podium pela sua colega de equipa Marisa Carvalho.

Entre as Equipas, vitória para a Casa de Benfica de Tomar (representada pelos atletas David Ramalhete, Joel Graça e Rui Martins) que levou de vencida as equipas do Ponto de Equilibrio e Bora Trepa Tudo, que fecharam o Podium.

Já na prova e entre os atletas que correram nos 30km (modalidade sem classificação no Troféu BTT de Ourém), a vitória voltou a sorrir ao Atleta da Aktive BTTeam João Outeiro que, tal como tinha feito na primeira etapa, voltou a dominar a prova, terminando com mais de seis minutos de vantagem sobre os seus mais directos rivais - Fábio Santos (Racing Cycle) e Pedro Rodrigues - que encerraram o podium.

 

No final, um erro informático obrigou ainda a equipa do BTT Clube dos Pinheiros a atrasar o encerramento do ano, não antes de lançada a promessa de regresso em 2013 para mais uma edição daquela que foi a grande festa do BTT em Ourém, com muitas novidades e surpresas capazes de certamente agradar a todos.

Até lá… boas pedaladas.

 

edição 2011 - Raide BTT de Ourém - VII Rota dos Pinheiros

 

O atleta da Yellowteam Diogo Almeida (sub-23) foi o grande vencedor desta VII Rota dos Pinheiros, Raide BTT cidade de Ourém (foto 1) com um tempo final de 02h33m24seg, suficiente para bater por cerca de 9seg o seu mais directo perseguidor e segundo classificado do evento, o atleta Bruno Carmo (vencedor da classe das Elites). A pouco mais de 1min dos dois participantes referidos ficou Rodrigo Louro, dos Gatões BTT (Montemor-o-Velho).

Joaquim Bica, atleta que em Maio passado havia estado já em grande nível na Maratona dos Pinheiros, em Caxarias, provou mais uma vez o seu valor ao arrecadar o 4º posto na geral e primeiro na classe de Veteranos. Já Luís Pires (vencedor da ultima Maratona do Clube), fez uma prova simpática e descontraída, falhando por 2 postos um lugar no TOP 10.

Já no passeio (foto 2), a vitória seguiu para o atleta Cristiano Silva (que também tinha estado em destaque na ultima Maratona do BTT Clube dos Pinheiros), seguido por César Reis e José Simões, que fechou o Podium.

Ao nível das equipas mais representadas, dominaram uma vez mais as equipas do concelho (com representações superiores a 10 elementos).

 

Para encerrar, fica o nosso agradecimento a todas as empresas e instituições envolvidas na organização neste evento que fechou em chave de ouro o ano de actividades BTT do clube, que se despede de 2011 com a promessa de regressar com mais e melhor em 2012.

Até lá um bem haja a todos e... boas pedaladas.

 

ver fotos (em actualização)

 

ESTATÍSTICAS:

*nota: as estatísticas relacionadas com os atletas inscritos (equipas e classes) contabilizam todos os atletas inscritos.

*nota: as estatísticas relacionadas com a prova (distância e tempos) contabilizam apenas os atletas que terminaram o evento (CHC).

FILME PROMOCIONAL DO EVENTO