Data lançamento: Fevereiro 2018

Abertura das inscrições - Fevereiro 2018

   

MARATONA BTT OURÉM (Rota dos Pinheiros)

  1.       Notas Gerais da Prova 

1.1   O presente capítulo deste regulamento tem como objecto a MARATONA BTT DE OURÉM (Rota dos Pinheiros), terceira etapa Troféu BTT do Ribatejo Norte / Taça Oureana Ranking BTT; organizada pelo BTT CLUBE DOS PINHEIROS e MUNICÍPIO DE OURÉM/OURÉM VIVA, com o apoio do BTT Pedais a Fundo (Bairro / Outeiro das Matas), entre outras entidades, e disputada em conformidade com os Regulamentos da Federação Portuguesa de Ciclismo e o presente regulamento.

1.2   Apesar de se tratar de uma prova competitiva, a organização apela a todos os atletas que contribuam para que a mesma se assuma como uma festa do BTT através da demonstração individual de espírito aberto e solidário e do total respeito dos códigos de boa conduta.

1.3   Todos os casos omissos neste regulamento serão julgados e decididos pelos elementos da direcção das entidades envolvidas na organização do evento. A sua decisão é SEMPRE soberana.  

2.       Programa 

2.1   O Evento segue o seguinte programa (*sujeito a alterações):

Domingo

07h30 – Abertura do Secretariado / Pequeno-Almoço

09h00 – Fecho de Secretariado

09h15 – Partida da Maratona BTT

09h30 – Partida do Passeio Pedestre

12h00 – 13h30 – Hora prevista de Chegada ao CHC (Controlo Horário de Chegada)

Podium a decorrer a partir das 12h30 nos minutos após chegada dos atletas em posição de Podium

13h30 – Almoço convívio de Encerramento do evento.

3.       Distâncias e características do percurso 

3.1   O evento terá três distâncias à escolha do atleta (valores aproximados sujeitos a actualização prova a prova):

- 35km – Meia-Maratona BTT (pontuável para o Troféu BTT Ribatejo Norte - Sprint)

- 60km – Maratona BTT (pontuável para o Troféu BTT Ribatejo Norte - Maratona)

3.2   Os graus de dificuldade variam entre médios (Meia-Maratona) e médios-altos (Maratona).

3.3   Os dados altimétricos sobre cada percurso serão publicados online até um máximo de 30 dias antes do evento.

3.4   O atleta é livre de escolher, no dia da prova, a distância que pretende realizar.

3.5   Apesar da escolha final ser realizada no próprio dia, o atleta deve indicar a distância que pretende realizar no acto da inscrição (por motivos de organização logística).

3.6  Todas as distâncias pontuam para o Troféu BTT do Ribatejo Norte e Taça Oureana.

4.       Inscrições, Secretariado e Seguro 

4.1   O evento é aberto a todas as pessoas com idade superior aos 15 anos com bicicleta própria e respectivo capacete.

4.2   Atletas com idade inferior aos 18 anos devem apresentar um “Termo de responsabilidade” assinado pelos pais ou outro responsável da sua participação.

4.3   O não respeito pelo ponto anterior implica a automática exclusão do atleta em causa.

4.4   As inscrições deverão ser efectuadas através do site do evento, telefone, ou e-mail até às 00h da 5ª Feira antes do evento.

4.5   A data indicada acima pode ser alterada sem aviso prévio.

4.6   O pagamento da inscrição deverá ser efectuado via transferência bancária para a referência indicada no acto da inscrição.

4.7   Não estão previstos limites de atletas inscritos, reservando-se no entanto a organização ao direito de encerrar inscrições por motivos de falta de condições para acolher, de forma ideal, os atletas inscritos a dado momento.

4.8   Apenas após o pagamento, a inscrição será considerada como válida.

4.9   Pagamentos em atraso poderão ser regularizados no próprio dia, em local próprio no secretariado, sem agravamento de preço.

4.10   Terminado o prazo de inscrições online, poderá ser aberta a opção de inscrições no local da prova (a anunciar no site da prova), com um agravamento de 2 euros por atleta.

4.11 Em caso de desistência comunicada até à quarta feira antes do evento, o atleta terá direito ao total reembolso do valor.

4.12 Em caso de desistência entre a quarta feira antes do evento e a antevéspera da prova, o atleta terá direito ao reembolso de 80% do valor pago.

4.13 Em caso de desistência na véspera ou no próprio dia, o atleta apenas terá direito à devolução de 50% do valor transferido previamente.

4.14 A inscrição inclui:

- Acesso às piscinas Municipais durante a tarde de Domingo

- Zona de Camping / Parque fechado para as bicicletas

- Seguro

- Frontal (de colocação obrigatória na frente da bicicleta)

- Guia da prova

- T-Shirt do evento (recebida no final do evento)

- Pontos de reforço ao longo do percurso

- Pontos de Assistência Médica e Mecânica ao longo do percurso

- Duches de água quente

- Local para lavagem de bicicletas

- Dorsal Personalizado (facultativo)

- Almoço Convívio no Domingo (facultativo)

 

4.15 Todos os participantes estarão cobertos por um seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais, que cobre despesas de tratamento (em caso de acidente), morte ou invalidez permanente (excepção feita ao segundo ponto no caso de menores de 18 anos).  

5.       Percurso, Controlos e Troféus 

5.1   A organização reserva-se ao direito de efectuar alterações no percurso ou programa caso haja motivos que o justifiquem ou ponham em causa a segurança dos participantes. 

5.2   Durante o percurso e entre CHP e CHC (controlo horário de partida e chegada), existirão três a quatro CP`s (controlos de passagem) localizados ao longo do percurso em localizações secretas.

5.3   Ao chegar a um CP, o participante deverá facilitar o acesso da organização ao frontal (local onde se realiza o controlo), podendo ser obrigado a parar pelo tempo necessário à marcação do mesmo.

5.4   Em caso de perda do frontal não justificada presencialmente junto à organização, será atribuída uma penalização de 12 horas.

5.5   A falha num CP (que não o que define a maior distância e que implica a tomada de tempo enquanto participante do Passeio) incorre numa penalização entre os 60 segundos e as 12 horas, ou à desqualificação do atleta, consoante gravidade definida pela organização e disponibilidade de colaboração.

5.6   A disposição das bicicletas na partida será organizada por boxes, distribuídos por ordem de dorsal atribuído. 

5.7   O percurso será marcado com placas; fitas e marcas visuais no solo.

5.8   O participante deverá seguir sempre atento à sinalização. Apesar dos esforços para uma correcta marcação do percurso, a organização não se responsabiliza por enganos de percurso que não sejam por sua directa responsabilidade (não existência de qualquer tipo de marcação em um ponto).

5.9   Os tempos serão registados no final, em local próprio e após cruzamento da linha de meta.

5.10  O atleta é obrigado a parar para correcta identificação do seu dorsal e tempo após final da prova.

5.11  Os participantes deverão completar os eventos num prazo máximo de 06.00 horas. Findo esse tempo limite, os pontos de cronometragem final (CHC) serão encerrados.  

5.12  Na Maratona Jovém (destinada a atletas com menos de 20 anos - inclusive), Serão igualmente entregues troféus simbólicos aos três primeiros classificados à geral.

5.13  Na Meia-Maratona e Maratona, Serão entregues troféus simbólicos a todos os atletas classificados no podium - geral e classes.

5.14  Classes:

Meia-Maratona (35 km - Pontuável para o Troféu BTT do Ribatejo Norte - SPRINT):

- Sub23/Elites

- Veteranos A

- Veteranos B

- Veteranos C

- Elites Femininas

- Veteranas Femininas

Maratona (60 km - Pontuável para o Troféu BTT do Ribatejo Norte - MARATONAS):

- Sub23/Elites

- Veteranos A

- Veteranos B

- Veteranos C

- Elites Femininas

- Veteranas Femininas

5.15  As classificações finais serão disponibilizadas online no site do evento.

5.16  Os troféus para vencedores serão entregues num prazo de alguns minutos após a chegada do Ultimo atleta classificado (podendo este período temporal aumentar caso não se encontrem reunida a assistência em número significativo).

5.17  Em caso da não comparência de um dos atletas premiados, o mesmo pode nomear alguém para o representar no momento da entrega de prémios.

5.18  Caso não exista ninguém para receber o troféu, o mesmo ficará guardado na sede da principal Entidade Organizadora da Prova (ASC Fontainhas), podendo ser levantado mais tarde mediante apresentação de BI (num prazo máximo de dois meses). 

6.   Segurança 

6.1   O evento será disputado em estradas aberta, podendo existir outros veículos/pessoas no trajecto. O participante deve por isso cumprir todas as regras e regulamentos exigidos a cada momento/situação. 

6.2   Os trilhos/cruzamentos mais perigosos terão a presença de organizadores e serão indicadas com placas de perigo.

6.3   Em caso de emergência, seguem no dorsal os contactos da organização (SOS). 

6.4   Independentemente de se deslocar em cima da bicicleta ou a pé, o atleta deve levar sempre o capacete colocado.

6.5   Caso o participante se desloque no circuito com o capacete mal colocado, o mesmo poderá ser parado pela organização e obrigado a colocar o capacete correctamente.

6.6   Em caso de falha não justificada ou falha insistente do ponto anterior, o participante será automaticamente desqualificado.

6.7   A organização aconselha a realização de um exame médico a quem sofra (ou tenha antecedentes familiares) de problemas cardíacos, hipertensão arterial, doença renal ou pulmonar, entre outros. 

6.8   Recomenda-se o uso de conta-quilómetros como forma de facilitar a localização dos participantes em caso de necessidade (lesão, queda, ou falha de percurso) 

6.9   Os participantes deverão preservar o meio ambiente, evitando provocar danos em áreas particulares ou cultivadas.

6.10  Devem ainda prestar auxílio a qualquer outro atleta acidentado ou em dificuldade desde que as circunstâncias o exijam

6.11  Os participantes que circulam montados nas bicicletas terão prioridade sobre quem leva a bicicleta á mão, que deverá facilitar a manobra de ultrapassagem.

6.12  Todo o comportamento anti-desportivo implicará a automática desqualificação do participante podendo o mesmo ficar impedido de participar nas restantes etapas do troféu ou outras provas do(s) mesmo(s) clube(s). 

7.   Notas Finais 

7.1   Este regulamento está sujeito a alterações através de aditamentos oficiais apresentados online ou durante o briefing de cada prova. 

7.2   As fotos e filme dos melhores momentos serão divulgados nos sites seguintes: 

www.bttourem.com

www.bttclubedospinheiros.com

 

Site oficial do evento:

Cartaz do Evento:

Evento Pontuável:

Filme Promocional do Evento:

Organização:

Em parceria com:

Com o apoio:

Loja Oficial:

Parceiro Fotográfico:

Parceiros Imprensa:

Evento Licenciado: