Data lançamento: Junho 2016

Abertura das inscrições: Setembro 2016

   

TRAIL RUN CONCELHO DE OURÉM

 

1-     INTRODUÇÃO

O G.C.D.R.Bairrense, juntamente com a A.C.R.Outeiro das Matas e BTT CLUBE DOS PINHEIROS, em parceria com o MUNICÍPIO DE OURÉM, organiza a 28 de janeiro de 2017 a III Edição do “TRAIL-RUN DE OURÉM - SERRA D`AIRE”.

O Trail Run de Ourém - Serra d`Aire (TSA) é uma prova de corrida de montanha, constituída por um Trail Longo e Trail Curto, que percorrerão os melhores trilhos e caminhos da orla e coração da Serra de Aire.

 

A organização da prova espera que o evento seja do agrado de todos os atletas e que estes contribuam para que a mesma se assuma como uma festa do desporto convívio.

 

2-     CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1 Idade de participação nas diferentes provas

No TSA estão enquadradas as seguintes provas com os respetivos escalões etários: 

·       Trail Longo – atletas com idade superior a 18 anos, no dia do evento;

·       Trail Curto – poderão participar todos os atletas cuja condição física assim o permita. A participação de menores é da inteira responsabilidade dos pais ou tutores. Neste caso, é impreterível a apresentação do Termo de Responsabilidade disponibilizado pela organização.

 

2.2 Condições físicas

É da responsabilidade de cada atleta a escolha da prova a realizar, bem como a consciência da sua capacidade física em relação às características das provas, condições climatéricas, entre outros.

Cada atleta deverá garantir uma capacidade de auto-suficiência durante o trajecto, que lhe permita a gestão de todo o tipo de problemas naturais deste tipo de provas.

 

2.3 Regras de conduta desportiva

Todos os participantes devem ter consciência social e ecológica, respeitar e proteger o meio ambiente, deixando-o tal como o encontraram sob pena de desqualificação.

O comportamento inadequado, agressivo ou o recurso de linguagem ofensiva será punido com desqualificação.

 

3 - Prova

3.1 Apresentação da prova, Organização

O TSA será realizado no dia 28 de Janeiro de 2018, na localidade do Bairro e será constituído por duas provas:

·       Trail Longo;

·       Trail Curto.

* A organização reserva o direito de alterar as distâncias, o percurso bem como a não realização das provas se assim se justificar.

 

3.2 Programa/Horário

Dia 27 de Janeiro (Sábado):

Horário a Definir – Abertura do secretariado, entrega de dorsais e kits de participante.

Dia 28 de Janeiro (Domingo):

07h30 – abertura do secretariado, entrega dos dorsais e kits de participante;

08h30 – Abertura, Controlo Zero;

09h00 – Partida do Evento - Trail Longo

09h30 – Partida do Evento - Trail Curto

09h45 – Partida do Evento - Caminhada

11h00 – Chegada prevista dos primeiros atletas do Trail Curto;

11h30 – Chegada prevista dos primeiros atletas do Trail Longo;

12h30 – Inicio do serviço de almoço (ligeiro);

16h00m – Encerramento do TSA.
(horários sujeitos a alterações)

 

Organização da Partida: De modo a garantir o mais correcto desenrolar dos primeiros quilómetros do evento, sem confusão excessiva e trânsito nos trilhos, as partidas serão separadas por distâncias, sendo a zona de meta organizada da seguinte forma: Box 1: Atletas Trail Longo / Box 2: Atletas Trail Curto

 

3.3 Distância/Altimetria/Classificação ATRP (Associação de Trail Running de Portugal)

Prova

Distancia (Km)

D+

Classificação ATRP

Trail Longo

30+

  +/- 1200m

2

Trail Curto

15+

  +/- 600m

2

 

 

3.4 Mapa/Perfil altimétrico/descrição do percurso

Disponível o perfil altimétrico a partir de 1 de Dezembro de 2017 em www.ouremtrail.com ou www.bttclubedospinheiros.com

O percurso será marcado com placas direcionais e informativas (zonas perigosas e distância percorrida ou a percorrer) e fitado com fitas de cor.

Todos os participantes devem acatar as indicações da organização sob pena de desqualificação.

 

3.5 Colocação dorsal

O dorsal do atleta é pessoal e intransmissível e deve ser usado á frente do atleta e de preferência a altura do peito. Não é permitida qualquer alteração do dorsal sob pena de desclassificação.

 

3.6 Tempo Limite

O tempo limite para completar as provas será de 6 horas. Existirão membros da organização a fechar o circuito e serão indicados horários de passagem em cada PA. Caso os atletas venham a exercer os mesmos, ultrapassando assim o tempo de passagem limite, os mesmos serão encaminhados para a zona de chegada por transporte da organização.

Caso o atleta opte por não seguir as indicações da organização, poderá ser-lhe retirado o dorsal, ficando a partir desse momento à sua inteira responsabilidade, não sendo garantida pela organização os serviços de assistência, segurança bem como a marcação dos trilhos.

A organização reserva-se ao direito de afastar um atleta devido ao seu estado de saúde, sempre e quando o mesmo vise a garantia ultima do seu bem-estar.

 

3.7 Metodologia de controlo de tempos

Será assegurado pela organização o controlo eléctronico dos tempos nas três provas de trail através de Chips descartáveis colocados no frontal. Os tempos e classificações provisórias serão afixadas no local de meta, sendo posteriormente colocadas no site do evento (versão final oficial).

Eventuais protestos relativos à classificação provisória deverão ser apresentados à organização até uma hora após a sua publicação por escrito e com a devida assinatura do próprio. Da deliberação tomada pela organização da prova sobre o protesto, não haverá direito a recurso.

 

3.8 Postos de controlo

Haverá um Posto de Controlo Zero – Controlo Horário de Partida (CHC), efetuado pela organização antes da partida nas provas de Trail para controle dos atletas que alinham na mesma.

Ao longo do percurso, cada atleta irá encontrar entre 1 a 3 CPs (Controlo de Passagem) em lugares não revelados. Ao passar no mesmo, o atleta deverá facilitar o acesso ao dorsal, sob pena de desclassificação.

Caso ocorra a perca do dorsal durante a prova, deverá ser fornecido o número do dorsal pelo participante nos CPs, de modo a ficar registada a sua passagem.

 

3.9 Locais dos abastecimentos

Nos PA (Pontos de Abastecimento) será disponibilizado apoio liquido e sólido para hidratação / alimentação do atleta, existindo o mesmo após corte da meta.

Existirão 4 PA para o Trail Longo e 2 PA para o Trail Curto, ao qual acresce o Ponto de Abastecimento de meta.

 

3.10 Definição de possibilidade de ajuda externa

A organização define como ajuda externa a assistência ao atleta quer seja no fornecimento de alimentação (pontos de abastecimento), primeiros-socorros ou similar, sendo efectuada de igual maneira para todos os participantes.

Os atletas poderão receber ajuda externa durante a prova desde que a mesma não cause interferência com outros atletas em prova, sendo para o efeito disponibilizadas áreas para apoio preferêncial.

Para qualquer eventualidade, deverá contatar a organização ligando para o número de emergência, que estará impresso no dorsal ou através de qualquer elemento da organização, preferencialmente nos pontos de abastecimento ou Controlos de Passagem.

 

3.11 Material obrigatório/ verificação de material

A organização aconselha os participantes para sua segurança, a transportarem consigo o seguinte material com possibilidade de verificação dos mesmos durante a prova:

·       Telemóvel;

·       Impermeável ou corta-vento;

·       Um sistema próprio para o transporte de água;

·       Documento de Identificação.

 

3.12 Informação sobre passagem de locais com tráfego rodoviários ou ferroviário

Os atletas devem cumprir com as regras de trânsito em toda extensão das provas, bem como respeitar as áreas agrícolas e propriedade privadas, sob pena de serem responsabilizados por eventuais danos resultantes do seu incumprimento, e respectiva desqualificação da prova. 

A organização disponibilizará diversos membros da organização e de segurança ao longo do percurso, garantindo segurança em todos os sectores mais técnicos e cruzamentos, entre outros.

Em caso de emergência os participantes poderão ligar para os números de emergência, que estarão impressos no dorsal, ou entrar em contacto com algum elemento da organização.

Em caso de abandono o atleta deverá optar por fazê-lo preferencialmente num dos PA ou nos CP, comunicando obrigatoriamente o abandono aos elementos da organização, a fim de ser transportado para a zona de chegada.

 

3.13 Penalizações/desclassificações

Será punido com penalização (30min a 12horas) / desqualificação sempre quando o atleta:

·       Partilhar o dorsal com outra pessoa, durante ou na totalidade da prova;

·       Falhar o CHP ou qualquer PC;

·       Atalhar intencionalmente o percurso;

·       Não cumpra o presente regulamento.

·       Perda propositada do dorsal.

 

3.14 Responsabilidades perante o atleta/participante

A organização responsabiliza-se perante o atleta pelo cumprimento do presente regulamento.

 

3.15 Seguro desportivo

Todos os atletas inscritos estão abrangidos por um seguro de acidentes pessoais para casos de acidente (despesas de tratamento), morte ou invalidez permanente.

 

4       - Inscrição

4.1 Inscrição regularizada

As inscrições estão disponíveis online em www.ouremtrail.com (site oficial do evento) ou www.bttclubedospinheiros.com  (site oficial do clube organizador), ou através do e-mail bttclubedospinheiros@gmail.com até à data de 21 de Janeiro de 2018.

As inscrições serão apenas consideradas como regularizadas após respectivo pagamento das mesmas.

 

4.2 Valores e período de inscrição

O período das inscrições estende-se até as 00h00 do dia 21 de janeiro 2018 podendo encerrar antes dessa data por atingir o limite de participantes.

o haverá lugar a inscrições no dia do evento. 

Todos os valores estão apresentados online em www.ouremtrail.com ou www.bttclubedospinheiros.com.

 

4.3 Condições devolução do valor de inscrição

Em caso de desistência comunicada até à sexta-feira antes do evento, o atleta terá direito ao total reembolso do valor. Em caso de desistência na véspera ou no próprio dia, o atleta apenas terá direito à devolução de 50% do valor transferido previamente.

 

4.4 Material incluído com a inscrição

A inscrição no evento inclui:

·       Participação na prova escolhida;

·       Seguro de acidentes pessoais;

·       Dorsal;

·       T-Shirt para Finishers (excepto caminhada);

·       Abastecimentos líquidos e sólidos;

·       Assistência médica durante o evento;

·       Cronometragem (excepto caminhada);

·       Banhos de água quente.

·       Almoço Ligeiro no Final.

 

4.5 Secretariado da prova/horários e local

O secretariado do evento estará localizado no Grupo Desportivo e Cultural do Bairro.

Funcionará no dia de sábado 27 de janeiro em horário a definir e no domingo dia 28 janeiro das 7 horas às 8h45.

 

4.6 Serviços disponibilizados

A organização disponibiliza a todos os participantes:

·       Estacionamento;

·       Banhos nos balneários do G.D.C.Bairrense e no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal do Caneiro;

·       Serviço de Bar (G.D.C.Bairrense);

·       Almoço (G.D.C.Bairrense);

 

5 - Categorias e Prémios

5.1 Definição data, local e hora entrega prémios

Haverá a entrega de prémio:

·       3 Primeiros classificados da geral de cada uma das 2 distâncias;

·       3 Primeiros classificados de cada categoria (ver ponto 5.1) de cada uma das 2 distâncias;

 

5.2 Definição das categorias etárias/sexo/individuais e equipas

Masculino

Idade

Seniores M

Menos de 39 anos

Veteranos M40

40- 49 anos

Veteranos M50

50-59 anos

Veteranos M60

Mais de 60 anos

 

Femininos

Idade

Seniores M

Menos de 39 anos

Veteranos M40

40- 49 anos

Veteranos M50

50-59 anos

Veteranos M60

Mais de 60 anos

 

 6 - Informações

 

6.1 Como chegar/Onde ficar/Locais a visitar

Ver em www.ouremtrail.com ou www.bttclubedospinheiros.com.

 

 6.2 Aceitação do regulamento

Este regulamento foi elaborado de acordo com o “regulamento tipo” da Associação de Trail Running de Portugal. Pode ser alterado de modo a que fique mais completa a informação.

Todos os participantes, pelo fato de efetuarem a sua inscrição no TSA, aceitam o presente regulamento.

 

Site oficial do evento:

Cartaz do Evento:

T-Shirt Técnica (Finisher):

Filme Promocional do Evento:

Organização:

Co-Organização:

Com o apoio institucional:

E o apoio:

Parceiro Fotográfico: